Páginas

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Colégios na Espanha - Parte 2

Hoje vou falar um pouquinho mais sobre as escolas aqui em Valência. Quero deixar claro, que isso que estou postando, são experiências vivenciadas por nós. Existem muitas escolas aqui e acredito que cada pessoa vive uma experiência diferente da outra.

Quando uma pessoa me pergunta se a escola dos meus filhos é boa, eu respondo, que depende, porque o bom varia. Uma coisa que é boa para mim, pode não ser boa para outras pessoas. 

Agora vamos falar um pouco sobre adaptação. A adaptação na escola é mais difícil para nós pais, do que para as crianças. Claro que ficam com medo, estranham porque querem se comunicar e não conseguem. As notas irão cair, porque aprender ciências, química, física...em outra língua não é fácil. Mais existem profissionais excelentes e aulas de apoio. O que ajuda muito!

Como existe uma diferença no ínicio do ano letivo, no Brasil muitas mães me falavam: 

Nossa que loucura, os meninos vão perder um ano! 

Esses comentários me deixavam mais apavorada. Parei, pensei e refleti, o que significa perder? Para mim, perder, seria uma coisa que nunca mais vou recuperar. Então, pensando assim, eles não tem nada a perder, e sim a ganhar. Ganhar experiência de vida, novas culturas, novos conhecimentos e o mais importante amadurecimento. E foi isso que vi acontecer com meus filhos.

Nos primeiros dias foram a atração da escola, todos correram para recebe-los, os companheiros de sala ficaram super felizes de ter um amigo estrangeiro. Perguntam como é no Brasil, o que se come, como se brinca, sem falar que  eles adoram ajudar. 

Nós nunca imaginamos que alunos e professores iriam ser tão acolhedores e respeitosos. Bullying aqui também existe, em menor quantidade. E senti que professores e pais se unem mais para resolver esses problemas. 

O respeito e o vínculo entre professores, pais e aluno é fantástico. Aqui ou respeita, ou respeita. Os alunos não tem outra opção. Pais apoiam totalmente a professora e são muito diretos, se não está satisfeito marca uma hora com a e resolvem o problema ali na hora. 

Uma coisa que adorei é que ensino Primário a professora muda a cada 2 anos, significa que a professora passa de ano com os alunos rsrsrsrs.

E uma coisa que estranhei, é que nas férias sempre tem muita lição para casa (Deberes de Vacaciones), alegam que assim a criança não perde o hábito de estudar e não esquece o que estudou.

Gente, quando digo muita lição, é muuuuita mesmo. Três livros de matemática, um grosso de lengua (gramática castelhana) e um livro de sua preferência para ler. Dividimos as páginas por dias de férias e o meu filho fez 3 páginas por dia durante todo o verão e o livro líamos juntos a noite para dormir. Já no ESO não tem lição de férias, mais tem livro para ler (não obrigatório).

Existe nas escolas uma associação chamada AMPA (Associacão de Mães e Pais), sem fins lucrativos, trabalham para a melhoria da escola desde a comida até instalações. Também cuidam das atividades extracurriculares. Pagamos uma taxa anual para participar e este dinheiro é usado para promover festas para as crianças e outros gastos. 

Existe também, um projeto nas escolas, que se chama “Xarxa de Libros”, isso se trata de uma troca de livros usados dos nossos filhos, por outros que irão usar no próximo ano. Assim não precisamos comprar livros todos os anos (a troca é opcional). Existe a Xarxa de Libros em todas as séries, inclusive no ESO. Claro que a primeira vez que entra na escola ou se muda de escola, tem que compra-los. 
Para mais informações: www.ceice.gva.es

Agora que você esses posts sobre escolas, pensa: Nossa não existe problema nas escolas ai? Tudo é a mil maravilhas? 

Nãoooo, existe problemas sim!! Existem crianças que bagunçam, desatentas, conversadeiras, estamos falando de crianças e adolescentes, então aqui é normal como em qualquer escola do mundo. Por lei, só podem reprovar uma vez no primário. Então temos alunos desinteressados em sala e isso acaba sendo um problema. Mas dependendo da professora, ela saberá muito bem lidar com essa situação.

Outro problema aqui, na minha opinião, são os deveres de casa, como já mencionei são muito, chega a ser exagero. As crianças ficam das 9:00 as 16:30 na escola e ficam até 20:30/ 21:00 fazendo tarefa de casa. Isso não é só meu filho. Outras mães reclamam disso também, aliás todas as mãe reclamam disso.  Já tivemos até uma manifestação na prefeitura, de mães, para diminuir os deveres.

Esse link para quem se interessar sobre a carta de uma mãe de Madrid contra os excessos de deveres. (percebemos que o problema está por toda a Espanha) http://www.diariosur.es/sociedad/201607/20/madre-contra-deberes-excesivos-20160720003906-v.html

Espero ter ajudado aqueles que estão procurando informações sobre os colégios aqui em Valencia. Se tiverem alguma dúvida podem escrever nos comentário que assim que possível eu respondo.


"Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas."(Rubem Alves)





S
Saludos,

Ana


*imagem tirada do google images


10 comentários:

  1. Estou acompanhando seu site atentamente...kkkk
    Porque estou planejando mudar para Valência em abril deste ano. Imagina minha ansiedade e medo do novo. Meu filho mais novo tem 9 anos e também é super tímido, fico receosa por ele, mas tendo não transparecer pra ele, que aliás tá adorando a ideia. Mas ainda não decidi a cidade ao certo, o bairro. Será que pode me mandar algumas dicas por e-mail? Vai me ajudar muuuuito. ;)
    Bjos e parabéns pelo blog.

    Alessandra

    ale.mabreu@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia Ale, como eu disse post, a adaptação é mais para nós do que para as crianças. Meu filho também era super tímido e a mudança ajudou até nisso, hoje sinto que ele está mais solto! Vou te enviar um email com dicas de bairro! Beijos e obrigado pelo comentário.

      Excluir
  2. Oi Ana aqui é Catiane. Estou amando seu blog. Queria algumas informações sobre sua viagem pois eu meu esposo e minha filha vamos creio que no oroximi ano pra Barcelona. Já moramos lá antes mas agora tenho uma filha e queria saber sobre trabalho , carne de conduzir e sobre o NIE. Meu e-mail Catiane.nascimento@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  3. Oi Catine, já respondi suas dúvidas por email. Obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde.
    devo chegar em Valência até o mês de agosto/17, minha filha terá feito 8 anos (ela faz dia 14 de julho). Ela ja entraria então no terceira primária? qto a documentação para matrícula? devo providenciar algum no Brasil antes de ir?
    sobre escolas , vc recomendaria alguma ?
    qq informação e experiência q puder passar ficarei imensamente agradecida!

    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivian eu estava com problemas aqui no blog, só conseguia responder os comentários por e-mail, te respondi, de uma olhada no seu e-mail. Boa Sorte!

      Excluir
  5. Ana,obrigada por compartilhar sua experiencia! Também estranhei bastante a questão dos deveres de casa nas férias e a quantidade de lição de casa!
    Creio que um fator importante a mencionar, que não localizei neste post e nem no outro, é a questão do valenciano, para quem estuda em Valencia. Creio que esta regra vale para as escolas publicas e concertadas. Além do valenciano, como idioma, há outras máterias que são dadas em valenciano. No caso do 2o. ano primário, ciencias naturais e ciencias sociais.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristina, obrigada pelo seu comentário. Então eu falo um pouquinho sobre o Valenciano no post, "Dificuldades da língua", de uma olhadinha lá! Já das escolas concertadas eu não comentei nada porque não tenho conhecimento, minha experiência aqui tem sido somente com escolas públicas. Abraços

      Excluir
  6. Oi Flavia, me manda esse mail com dica de bairro voltado pra criança? tenho uma de 4/5 anos e querendo saber um bairro que tenha escola pública que fale ingles (aqui ela estuda ja com ingles integral entao penso que ajudaria na adaptação) Obrigada! (lluggue@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  7. Olá, um bairro voltado para crianças aqui não tem, mas todo bairro encontrará parques, praças onde poderá ir com sua filha.
    Existem também muitos eventos voltados para crianças o que também é muito bom para conhecer pessoas e fazer amiguinhos.
    As escolas públicas não tem um inglês muito bom, seria mais um inglês básico. Para sua filha teria que procurar um colégio particular ou concertado que tenha os requisitos que você precisa.
    Vou deixar aqui um site onde pode pesquisar os melhores colégios de Valencia:
    http://www.levante-emv.com/comunitat-valenciana/2017/07/13/notas-selectividad-son-mejores-colegios/1592964.html
    Um abraço e boa sorte!
    Ana

    ResponderExcluir