segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Mudando para Europa



Sou Ana Flávia, sou formada em pedagogia, fotógrafa e hoje trabalho como artesã, faço bonecas. Sou casada, mãe de dois filhos, vivo em Valencia, amo viajar, estar entre a natureza, olhar a lua, as estrelas e viver junto do mar!

Resolvi fazer esse blog para contar um pouco da minha mudança para Europa, na verdade nossa mudança. Mudei com meu marido e meus dois filhos, um de 15 anos e o outro de 9.

Sei que este post vai interessar a muitas pessoas que querem mudar e falta coragem, tem medo, pensam na adaptação das crianças no país novo e na escola, aprender uma nova língua, etc. E com esse blog espero esclarecer dúvidas e mostrar para as pessoas que mudar não é um monstro de sete cabeças é só de duas, hahahahaha e também que nem tudo são flores o tempo todo.

Mais antes disso vou falar um pouquinho de mim, para que vocês possam entender que mudar para mim é algo normal.

Nasci no Rio de Janeiro, com alguns dias de vida, mudei para São Paulo (capital), onde vivi até meus 23 anos. Claro que mudei dentro de São Paulo, três vezes com meus avós (eu vivia com meus avós, olha que coisa boa!). Casei e me mudei. Mas essa não conta, porque todo mundo muda quando se casa rsrsrsrs. Depois de casada, me mudei 7 vezes entre as cidades de Cotia, São João da Boa Vista, Florianópolis e Curitiba. Em todas as mudanças nós estavámos em busca qualidade de vida e tranquilidade, e no meio dessas mudanças tive meus dois filhos e nem me perguntem onde nasceram, porque cada um nasceu em um lugar diferente! 

Uma coisa engraçada foi quando nosso filho na época com 5 anos nos perguntou: 
-Somos Nômades? 
E eu respondi: 
-Não, ainda não! rsrsrs 

Depois de viver 5 anos em Curitiba, nós decidimos que a qualidade de vida e segurança que buscávamos, infelizmente não estava no  Brasil. Até que decidimos mudar mais uma vez, mas dessa vez para um pouco mais longe: Valência - Espanha.

Como neta e bisneta de italianos, tenho direito à cidadania. Optei em fazer o processo pela Itália, com um profissional indicado por um primo que já tinha feito anteriormente. O Márcio, da Ittalli Cidadania Italiana, um profissional super sério fez todo o nosso processo e no final viramos amigos. 

Claro que ser cidadã européia facilitou a nossa mudança, mas não significa que foi fácil. Pelo contrário, tive muitas pedras no caminho aqui na Espanha.

A mudança foi uma loucura, doamos coisas, vendemos coisas, guardamos coisas e trouxemos coisas... Ufa, muito cansativo! Como fica muito caro fazer uma mudança com tudo, decidimos que venderíamos o que estava novo e doaria as coisas usadas. Para mim foi uma sensação boa de liberdade e percebi como juntamos coisas que nunca usamos e nunca vamos usar. A pior parte para mim foi a despedida, de amigos e família e também ter deixado nossa cachorrinha que por problemas de saúde nāo poderia embarcar e ficou com a minha mãe. Não foi nada fácil. Mas afinal, quem disse que a vida é fácil?

Depois de horas de vôo e mortos, chegamos em Valência. Era final de tarde. Fomos direto para o apartamento que alugamos pelo Airbnb. Ao chegar, nos deparamos com o primeiro obstáculo. Quando alugamos, esquecemos do detalhe do elevador, que para nosso azar, o prédio não tinha. Estávamos cansados, com 8 malas grandes, dois filhos, um com fome e outro perguntando se ali teria internet (claro que na cabeça da criança se não tem elevador, internet então nem pensar, rsrsrsrs). Juro que quase voltei para Brasil. Mas a proprietária nos ajudou, arrumou dois jovens que subiram com as bagagens e pagamos um dinheiro, e todo mundo ficou feliz!

Descansar nem pensar! Dormi 2 longas horas, e peguei outro vôo para Itália para fazer meu RG italiano, e poder dar entrada na minha vida aqui na Europa. Foi um vôo super cedo, mas pelo menos é curto, mais ou menos 2 horas. A foto do RG saiu horrorosa, cara de cansada, sem maquiagem, um horror. Mas o que importa é que saiu na hora. Aqui não pegam digitais para fazer RG somente para fazer o passaporte.

Depois dessa correria, de volta a Valência, fomos conhecer a cidade e procurar um apartamento para morar. Para poder viver aqui na Espanha, você tem que ter um registro na prefeitura (se chama empadronamiento) e um número de NIE (registro de estrangeiro). O empadronamiento é facil fazer, mas você tem que ter um contrato de aluguel. E para alugar, você precisa ter conta bancária. É tudo interligado. O NIE é mais complicado, porque você deve comprovar meios de viver aqui. Pedem muitos documentos... Contamos com a ajuda da Susana Sawa, uma advogada brasileira de Madrid. Mas o processo do NIE já é um assunto para outro post. :)

A conta bancária é obrigatória, pois aqui não existe boleto bancário, você dá o número da sua conta e tudo é debitado ali: aluguel, água, luz, telefone e até mesmo uma atividade extra da escola. 

Aqui para todos os serviços públicos, inclusive os que emitem documentos de residência, etc, precisamos pegar senha pela internet. Não adianta ir lá sem a senha, que não vai ser atendido.

Como meu marido é brasileiro, tem direito a permanecer aqui como familiar de comunitário europeu. Ele só conseguiu fazer os documentos para permanecer aqui depois que os meus documentos espanhóis estavam prontos. E só depois disso tudo, fizemos os dos nossos filhos. Mas agora, com tudo mais calmo, podemos entrar com o pedido de cidadania italiana para ele, por estar casado comigo.

Vou tentar escrever um post por semana. Quero contar como é viver aqui, os costumes, os micos que paguei e ainda pago, tirar carteira de motorista, a adaptação na escola. Se tiverem alguma pergunta pode deixá-la nos comentários que respondo assim que puder.

Gosto sempre de terminar com uma frase inspiradora: 

"Não tenha medo da mudança. Ela assusta, mas poderá ser a chave daquela porta que você tanto almeja entrar" (D.A)





Saludos


Ana






9 comentários:

  1. Flavia muito obrigada por lembrar de mim no seu primeiro post.. Vocês são um amor de familia.. muita sorte e exito.. Um abraço forte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada a você Susana, pelo seu trabalho, seu profissionalismo e sempre nos orientando! Abraços

      Excluir
  2. Boa noite,achei seu blog no face da minha esposa,tenho esse sonho tmb,más tá Td muito cru pra mim ainda,a vantagem é que tenho direito cidadania espanhola,meu falecido pai é Espanhol,vou te seguir e pegar umas dicas...Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá muito obrigado por ler meu blog, espero que consiga sua cidadania e se precisar de ajuda, citei no blog a Susana, excelente profissional e também trabalha com cidadania espanhola. Sorte e abraços!

      Excluir
  3. Adorei seu depoimento, também temos a cidadania italiana e estamos pensando em morar na Espanha, mas somente daqui a alguns anos, como aposentados. Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elvira, obrigado pelo seu comentário, vai gostar muito de viver aqui, para mim está sendo uma experiência muito boa, tenho ainda muitas coisas para contar e aos poucos vou colocando aqui no blog! Abraços

      Excluir
  4. Oi Ana. Que legal seu depoimento.
    Já moramos na Espanha e estamos querendo voltar, dessa vez legalizados e com uma filha de 4 anos.
    Seu depoimento foi ótimo. continue a escrever pois a nossa situação será igual a sua.
    besos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esposa do Marcio quem escreveu: Catiane

      Excluir
    2. Obrigado pelo comentário, fico feliz que gostou, essa semana já vai para o ar um post novo, felicidades e sorte para vocês! Besos

      Excluir