terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Colégios na Espanha - Parte 1

Depois de dar uma pausa para as festas de final de ano, voltamos com os posts!

O assunto de hoje é sobre colégios. Um tema que preocupa a todos os pais que tem filhos em idade escolar e que pretendem mudar de país. Nós também antes de mudar, fomos em busca de muitas informações na internet, mas existem poucos sites falando sobre esse tema. Vou falar aqui como foi e como está sendo nossa experiência em colégios públicos, aqui em Valência.

Vou dividir este post em duas partes para que não fique muito extenso e cansativo.

Aqui em Valência temos três tipos de escolas: particulares, concertadas (escolas particulares subsidiadas pelo governo) e as públicas. Vamos falar sobre as públicas, pois nossos filhos estudam nestas.

O calendário do ano letivo aqui é diferente do Brasil. Inicia na primeira semana de setembro. Em dezembro as crianças tem 15 dias de férias (Natal, Ano Novo e Festas Reis) e no final de junho acabam as aulas. As férias de verão é entre julho e agosto. Isso atrapalha um pouco para quem pensa em se mudar, pois essa diferença do ano letivo acaba atrapalhando.

Aqui a educacão é dividida de uma forma diferente do Brasil: 

- Infantil:
Primeiro ciclo: até 3 anos e 

Segundo ciclo: 3 a 6 anos

- Primário - 2a até 6a série - 6 a 12 anos

- Instituto - também chamado de ESO (Ensino Superior Obrigatório)
Primeiro ciclo: 12 a 16 anos - 1o, 2o, 3o Eso
Segundo ciclo: 4o ESO).


- Bachirellato - 16 a 18 anos - duração de 2 anos.


Aqui o estudo é obrigatório até 16 anos, o que na minha opinião é uma pena. E para quem vai continuar os estudos, depois do Bachirellato, a Universidade!!! 

Como esse assunto é muito longo, quem quiser mais informações encontrará nesse site: www.mecd.gob.es

O horário de funcionamento da escola aqui é bem diferente do Brasil, pois as crianças ficam praticamente período integral na escola.

Primário: 
Segunda a quinta - 9:00 às 12:30/ 15:00 às 16:30
Sexta: 9:00 às 14:00

Primário para os alunos que almoçam na escola:
Segunda a quinta - 9:00 às 16:30
Sexta: 9:00 às 16:00
*almoço é pago (pode pagar por dia ou por mês).

No primário temos a opção da escola matineira, para os alunos que necessitam entrar mais cedo (pago a parte).

ESO:
Segunda, quarta e sexta: 8:00 às 14:00
Terça e quinta: 8:00 às 13:00/ 15:00 às 16:30
*almoço é pago

Tanto ensino Primário como o ESO oferecem aulas extracurriculares, que são pagas mensalmente para os alunos que participam.

Para matricular o aluno é muito fácil. Quando se vem morar na Espanha, é obrigatório se registrar na prefeitura. Com esse registro eles te mandam para a Secretaria da Educação, onde irão te dar opções de colégios próximos de sua casa e a série que ele será matriculado. Aqui você só consegue entrar nos colégios para visitar, se estiver com esse papel. Depois de escolher a escola, se faz a matricula. Aqui a criança e o adolescente são obrigados a frequentar a escola e sempre terão vaga.

Na parte de documentação para efetuar a matricula, o colégio pede o histórico escolar do Brasil, um documento de identificação, que pode ser o passaporte, uma foto da criança, o NIE (número registro de estrangeiro - esse pode ser apresentado depois) e um atestado de boa saúde de um médico daqui.

Na matricula, temos a opção de escolher o curso em castelhano ou valenciano e também perguntam se a criança vai frequentar as aulas de Valores ou Religião. Valores é como se fosse a Educação Moral e Cívica que tinha no Brasil, ensina o respeito com próximo, leis, direitos e deveres. Religião, eles abordam o tema, sem focar em nenhuma religião em si. E as outras matérias são normais como no Brasil.

Nos surpreendemos pela qualidade do colégio público. O colégio aqui tem o mesmo nível ou até melhor do colégio que nós pagávamos no Brasil. Aqui eles cobram muito mais do aluno. Sem falar que visitam muito mais museus, castelos, teatros e outros passeios. O comprometimento da escola com o aluno e os pais é enorme, aqui educação é uma coisa que se leva muito a sério.

Na semana que vem falaremos um pouco mais sobre este assunto. Até lá :)


"Tenha em mente que tudo que você aprende na escola é trabalho de muitas gerações (...) Receba essa herança, honre-a, acrescente a ela e, um dia, fielmente, deposite-a nas mãos de seus filhos". Albert Einstein






Saludos

Ana

*imagem tirada do google images

4 comentários:

  1. Que legal prima... Quando vejo essas coisas me bate mais revolta.. Tem uma escola na minha rua, período integral da Prefeitura. Seria ótimo para nós... Mas....? Não tem vagas. Fiz inscrição na data certa e nada de chamarem.... Adriana foi lá e disseram que não tem vagas, e a parte mais legal: disseram que por morarmos em condomínio temos condição de pagar escolha particular e não precisamos de escola pública (palavras da responsável da Secretaria de Educação... olha só). Daí tivemos que colocá-la em uma escola um pouco mais longe e meio período... Dai você já sabe, mais gastos, tempo mais curto, depender de terceiros e por ai vai... Outro ponto interessante: a merenda. Esse sistema impede os superfaturamentos, o desvio de merenda ou até mesmo as merendas com prazo de validade vencido. Tanta coisa que poderíamos copiar e queremos inventar a roda. Uma outra coisa, como é o horário de trabalho? Ele encaixa no horário letivo? Continue com o blog, está muito legal... Beijos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamentável a atitude dessa escola, mais infelizmente funciona assim. Aqui só podemos matricular em escolas próximas de nossas residências, ninguém nem questiona na hora da matricula. Se tem o papel de encaminhamento da Secretaria da Educação, eles são obrigados a ceder uma vaga e não existem salas super lotadas, porque existem muitas escolas. Espero que o próximo ano consiga uma vaga nessa escola! Boa Sorte e obrigado pelo comentário!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana! Adorei seu blog. Sou professora e passei minhas férias de março na Espanha, pois meu namorado é Espanhol. Eu sou brasileira.
    Você validou seu certificado de Pedagoga na Espanha? Trabalha como professora? Beijos!

    ResponderExcluir