quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Assistência Médica na Espanha

Hoje foi falar um pouco da minha experiência sobre saúde pública e privada aqui em Valência.

A princípio, fizemos um seguro saúde pela empresa Adeslas (existem outras, mais optamos por essa). O valor é aproximadamente 50 euros por pessoa e tem a opção de fazer o dental junto que sai bem barato. Vale a pena!

Mas eu preciso mesmo contratar um seguro saúde? 
Sim, sem ele vai ser difícil conseguir um número de estrangeiro (NIE), porque eles exigem que esteja coberto por seguro médico. Mesmo tendo cidadania italiana precisei apresentar o seguro.

Aqui só conseguimos ter direito à saúde pública, depois que começamos a pagar a previdência social. Para isso, é necessário estar empregado ou estar registrado como autônomo. Colocamos nossos filhos como dependentes e hoje todos somos atendidos sem problemas.

Caso você não tenha nenhum seguro e precise de atendimento médico, basta ir a algum hospital ou posto de saúde público. Eles não negarão atendimento, mas pode esperar que a fatura chegará até você e o valor não é baixo. Nesse caso é melhor procurar atendimento particular, dessa forma saberá valores e não será pego de surpresa.

O atendimento público funciona da seguinte maneira:

Na sua carteirinha tem definido o seu posto de saúde e seu médico de cabeceira. Se trata de um médico clinico geral. Ele que vai cuidar de você e encaminhar para outros médicos, caso necessite de um especialista.

Para agendar um horário é super tranquilo, fazemos isso pela internet. No site encontrará os dias e horários disponíveis. Se for uma época de surto gripal vai demorar um pouco o atendimento. Mas no geral é rápido e os médicos são ótimos.

Na própria receita médica, vemos os medicamentos que foram receitados e ao lado o valor com desconto. Aqui medicamento é mais barato que no Brasil. Com desconto, uma caixa de antibiótico para 3 dias custará 2,36 euros. Achei ótimo porque não precisa ficar pesquisando preço de remédio nas farmácias.

Já para agendar exames ou especialista, demora um pouco mais. Se precisa por exemplo de um dermatologista e não é grave, vai esperar 1 mês e exames um pouco mais, aproximadamente 2 meses. Isso também depende da época que vai fazer. E se for uma emergência vai direto no hospital e lá será atendido sem precisar agendar.

Por isso muita gente tem os dois planos, privado e público. Para poder agilizar nos médicos especialistas e exames. Mas quando é algo grave e necessita internação, a maioria da população usa o público. 

Aqui precisei e ainda preciso me acostumar, pois só vai ao hospital quem está realmente doente.  Uma vez fui com meu filho ao pediatra pois ele estava com dor de garganta e febre. Sai com uma receita de paracetamol e a recomendação para hidratar a garganta com água, suco de laranja e balinhas! Hahahaha, sim balinhas, tipo drops de mel e limão. Eu achei que estava entendendo mal o médico, mas era isso mesmo: receitou bala. Pensa na felicidade do meu filho. Quando necessário, também receitam antibióticos, porém para isso a pessoa tem que estar com febre super alta e realmente ruim.

Já no atendimento com seguro privado, é como já conhecemos. Ligamos e agendamos um horário no próprio consultório ou vamos à emergência. Conseguimos agendamento rápido. Os médicos também são ótimos. Se precisar de exames, se consegue bem mais rápido que no público. No privado não temos descontos em medicamentos, mas dependendo, algumas farmácias te oferecem um desconto. Também não são de receitar antibióticos, aqui preferem deixar a imunidade agir! Então se preparem para enfrentar uma forte gripe somente com analgésicos e vitamina C. 

O Seguro Dental que temos também é muito bom. Temos descontos para fazer restaurações e as limpezas não são cobradas. O preço do dentista aqui é muito parecido com o do Brasil. Se precisar fazer um implante aqui, vai ser caro como no Brasil. Os dentistas aqui trabalham super rápido, quando você piscar já acabou. Impressionante!

Claro que já ouvi pessoas reclamando, que ficaram horas esperando, que o médico não atendeu como deveria, que saiu sem descontos em medicamentos. Nós até agora não passamos por nenhuma experiência negativa. Mas podem ter certeza que se passarmos por algumas, deixarei registrado aqui!

Espero que tenham gostado do post, até o próximo!!!


"É parte da cura o desejo de ser curado". 
(Sêneca)



Saludos

Ana  


*imagem tirada do google images













Nenhum comentário:

Postar um comentário