sexta-feira, 7 de abril de 2017

Onde morar em Valência

Olá a todos!!

Depois de muitas mensagens que recebi sobre onde morar aqui em Valência, resolvi escrever hoje sobre isso. 

Centro da cidade ou “pueblos”? Pueblos são chamadas as cidades que fazem parte de Valencia, no Brasil chamamos de municípios e também existem bairros mais afastados do centro da cidade.

Falar um pouco de onde viver é dificil, porque depende muito da necessidade de cada um. Se tem família, se vem para estudar, se vem sozinho, se quer dividir um apartamento, se vem para passear e passar uns meses ou se está cansado de tudo e veio se esconder do mundo, hahahaha, tem lugares aqui que você consegue fazer isso se quiser.

Então vou falar da minha experiência e assim vocês conseguem ter uma idéia sobre como e onde morar aqui em Valência. 

Eu vivo próximo do centro da cidade, entre o centro e a praia, isso significa que, 15 minutos de metrô estou no centro e caminhando estou a 20 minutos da praia. Para mim conta muito viver perto do mar, não significa que vou a praia todos os dias, mas saber que o mar está perto e ouvir as gaivotas, para mim isso é muito importante.

As pessoas que optam em morar em Valencia (próximo do centro ou no centro) tem a vantagem de ter tudo mais na mão, como ônibus, metrô, farmácia, cinema, escolas, universidades, shopping, hospitais, livrarias... enfim, mas comodidade, sem necessidade usar o carro para fazer isso tudo.

Aqui temos ciclovia por toda a cidade, conseguimos fazer tudo de bicicleta. Pagamos uma taxa anual e usamos bicicletas públicas. Muita gente usa até para ir ao trabalho. Você tem 30 minutos para andar e depois desse tempo tem que fazer a troca por outra bicicleta para não cobrarem extra. Existem aplicativos para celular onde mostram os postos de bicicleta mas próximo para você fazer a troca.

Ônibus e metrô também funcionam super bem. Em alguns pueblos chegam metrô, o que fica mais fácil. Pois assim consegue morar em um lugar tranquilo e também ter acesso fácil para Valencia. Mas existem pueblos que sem carro, você fica isolado.

Quando cheguei queria saber onde era perigoso, para evitar circular com as crianças. Uma amiga espanhola me disse: Aqui o perigoso você consegue ver, bairros que são feios são perigosos, que tem pessoas ilegais vivendo e se concentram nesses bairros.


Eu percebi que a visão de periogoso dos espanhóis é diferente da nossa noção de perigo. Realmente alguns bairros são feios, mas nunca aconteceu nada grave que fiquei sabendo. Mas é sempre bom evitar lugares assim. A cidade em si é uma tranquilidade enorme e segura. E dou um conselho, se não conhece nada em Valencia, o melhor é alugar um apartamento e viver no centro, próximo de tudo e todos. E também muito mais fácil de conhecer pessoas, fazer amigos e arrumar um trabalho.


Aqui se optar em morar no centro somente terá opções de apartamentos, não tem casas. Agora se você não abre mão de viver em uma casa, tem que morar mais afastado, pois é onde encontrará condomínios de casa com piscinas, sem piscinas, casa fora de condomínio e alguns “pueblos” também encontrará apartamento se quiser morar afastado e ter mais segurança. 

Valencia é uma cidade barulhenta, principalmente se você morar em uma avenida ou próximo a alguma boate, que não é dificil. O ideal seria alugar um apartamento por uns 15 a 20 dias (Airbnb), onde você terá tempo de circular pela cidade e conhecer muitas coisas, antes de  decidir alugar um definitivo. Os contratos de aluguel aqui são 6 meses a 1 ano. Então fique tranquilo que se não gostar de onde mora, é só avisar com 30 dias de antecedência do vencimento do contrato e procurar um outro apartamento.

Bom, agora vou falar um pouco de viver em um pueblo, só posso falar de três deles, porque nós decidimos que queríamos viver em uma casa. Então visitamos La Cañada, L’Eliana e MasCamarena . Eu adorei, a tranquilidade, paz e silêncio que esses lugares oferecerem, é fantástico, você fica mais próximo da da natureza, vimos até esquilo nos muros de algumas casa. La Canada e L’Eliana, exitem escolas, postos de saúde, padaria, metrô, daria para viver tranquilamente. Não exitem pessoas na rua como no centro de Valencia, um pouco deserto, eu achei tranquilo demais hahahaha. Seria bom viver num lugar assim só por uns dias! 

Mascamarena é tão perto que nem chega a ser um pueblo e sim um bairro, mas para mim não daria certo, não tem nada perto, colégios só particulares e precisa de carro para tudo, a vantagem é que 15 minutos de carro está em Valencia. Aqui também existe trânsito, pois muitos moram em pueblos e trabalham em Valência. Então esses 15 minutos podem virar um pouco mais.

Depois de muito ver casas, desistimos da idéia. Não queríamos abrir mão de tanta praticidade que temos aqui, vivendo perto do mar que amo e também do centro da cidade. Aqui gostamos muito de sair de bicicleta, fazer picnic e isso não queríamos abrir mão. Sem falar que meus filhos adoram a escola, já tem amigos e não gostaram nada da idéia de mudar de colégio. Colocamos isso tudo na balança e decidimos continuar aqui no centro.

Bom, já contei um pouquinho da minha experiência aqui, seria impossível, falar um pouco de cada bairro, aqui em Valencia onde você decidir morar vai se encantar é tudo muito seguro e tranquilo, se sair das avenidas principais encontrará paz e tranquilidade. E se optar em viver em uma avenida, no meio de bares e estudantes, vai valorizar como nunca uma janela dupla. Hahahaha. 

Sempre indico o site  www.idealista.com onde você consegue ver muitos apartamentos para alugar e consegue ter uma idéia sobre valores de aluguel, tem para todos os bolsos e gostos. Como sempre digo, se tiverem dúvida pode me enviar que assim que possível respondo.

Até a próxima!

Un Saludo


Ana









7 comentários:

  1. Voce poderia indicar nomes de bairros no centro para orientar buscas no sites de imoveis/ Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Ola, desculpe a demora em responder.
    Vou deixar aqui alguns bairros que eu gosto no centro (Ruzafa, Gran Via, Cólon, Xátiva, no centro mesmo perto da Cidade Velha, também tem Torres do Serrano, tem também próximo ao Jardim Botânico, toda essa região é interessante) mais seria bom alugar algo no Airbnb por uns dias, antes de assinar um contrato de aluguel. Você também tem bairros muito bons próximo ao centro, como Ayora, Serreria, Casa de Salud, Algirós, próximo ao Centro comercial Sales e Aqua, muitos bairros por explorar!!

    Abraços e boa sorte!

    Ana Flavia

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana, obrigada por disponibilizar tantos textos bons, que nos ajudam. Eu e meu marido estamos nos programando pra morarmos em Valença por 6 meses, nosso visto sera Autorização de Moradia nao Remunerada, ou seja, nao iremos trabalhar. Nossa renda sera do BR convertida em euros pra nossas despesas. Nao ganhamos muito no BR, apenas o suficiente par viver na Europa por uns meses, estudando espanhol, sem trabalhar, com algumas viagens. Voce acha que teremos dificuldade em conseguir um aluguel por nao termos emprego na Espanha? Sabe se com esse visto as coisas ficams mais faceis ou mais dificeis pra nos? Eu estou com receio de ser complicado demais e a gente ter que ficar pagando airbnb que sai bem mais caro... Obrigada por sua ajuda! Abraços Ju Assreuy

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana, tudo bem? Eu e minha esposa queremos morar em Valencia. Primeiro vamos passar uns 15 dias para ver como é a Cidade, como é a situação de emprego, bairros, etc. Eu possuo a Cidadania Espanhola e problemas de legalização nós não iremos ter. Se Deus quiser depois vamos de mala e cuia. Caso tenha mais alguma dica será muito bem vinda. Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. ola ana boa noite ,esse bairro que vc mora ,qual o nome ?eu ainda estou no brasil tenho passaporte europeu e estamos querendo muito morar ai, eu e minha familia, conheco muitos oaises mas so morei 8 anos nos E.U.A,agora queremos ir morar ai mas nao conheco nada ai , gostariamos de morar perto de uma praia,vc poderia me dar uma dica? muito obrigado ate mais

    ResponderExcluir
  6. Ana,
    Boa noite tudo bem?
    olha só, na segunda semana de junho/2018, estou chegando em Valencia com minha familia.
    uma parte do seu post me chamou muita a atenção, gostaria MUITO de saber onde é que vc mora ou morou na epoca desse post.
    vc disse o seguinte ( Eu vivo próximo do centro da cidade, entre o centro e a praia, isso significa que, 15 minutos de metrô estou no centro e caminhando estou a 20 minutos da praia. Para mim conta muito viver perto do mar, não significa que vou a praia todos os dias, mas saber que o mar está perto e ouvir as gaivotas, para mim isso é muito importante. )
    estou por aqui em curitiba torcendo pra ter uma resposta sua, nesse "resumo"do seu post foi possivel explicar o que procuramos.
    pode ser uma resposta pelo whatsapp, pelo facebook ( thiago antonovas), pelo instagran @antonovas , por email; antonovas@me.com , ou aqui mesmo.
    super obrigado, seu blog é muito legal.

    parabens!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana! Achei super interessante seu post. Tenho dois filhos pequenos e estamos cogitando a possibilidade em morar em Valência. Meu marido e os meninos possuem cidadania Italiana. Minha preocupação é em relação a escola e seguro saúde. Você tem alguma dica legal? Meus filhos estarão com 5 e 3 anos quando efetuarmos a mudança. Obrigada

    ResponderExcluir